domingo, 28 de fevereiro de 2010

Medo

Sempre fui uma pessoa muito medrosa. Do tipo que grita e até chora em filme de terror. Nunca entrei em tuneis do terror, odeio quando me dão sustos e começo a pular de nervoso quando estou com medo de alguma coisa. Mas quando eu era criança, meus medos consistiam basicamente em três coisas: escuro, vampiros e fogão.

Escuro. Se você não conhece nenhuma criança que tem medo de escuro, provavelmente convive muito pouco com crianças. Elas tem medo do racional e do irracional. Com certeza pode haver um fantasma, ou até o bicho papão. Do mesmo modo que um ladrão pode estar a espreita a partir do momento em que você apaga a luz. Acho que o medo do escuro é plausível: por mais que nada aconteça (e a chance de algo acontecer seja mínima), não conseguimos ver. O que, pelo menos para mim, é suficiente para dar medo.

Vampiros. Sempre tive pesadelos com eles. Era horrível, e o pior: com uma frequência alarmante. Mas sempre amei eles. Sua história me fascinava. Então, de dia eu lia livros e assistia filmes sobre eles com o maior prazer. De noite, lutava para deixá-los fora de minha mente. Um dia, acredito que tinha uns 9 anos, comecei a ler uma série de livros chamada "O Pequeno Vampiro". Me apaixonei. Ler aquela coleção era como viajar para outro mundo. Na minha mente infantil, eu era muito corajosa por ler aqueles livros. Porém, os sonhos continuavam. E essa é uma história engraçada, pois exatamente no dia que terminei o último livro da coleção, tive meu último pesadelo com vampiros.

Fogão. Infelizmente, tenho de culpar minha pobre mãe nesse ponto. Eu era pequena, e como qualquer criança, adorava brincar com tudo que aparecia na minha frente. Mamãe, receosa, me ensinou que eu não deveria brincar com o fogão, porque era perigoso. Mas eu não entendia como um fogão poderia ser perigoso! Afinal, todos os adultos brincavam nele. Então ela me explicou: se eu brincasse errado, poderia sair muito gás, o que poderia levar à um incêndio ou pior, uma explosão. Passei uns 10 anos com medo de que meu fogão explodisse.

Então. Agora tenho 14 anos. Não sou mais uma criança, mas posso dizer que nem tudo mudou. O escuro ainda me passa uma forte sensação de insegurança. Os vampiros, felizmente, consegui superar naquele episódio do Pequeno Vampiro. Já o fogão... melhor nem comentar.

11 comentários:

  1. Quem não teve ou não tem os seus medos, atire a primeira pedra! rs... :) Classificado como um dos "Quatro gigantes da alma" pelo professor Emilio Mira y López, o medo tem a sua gênese no humano instinto de conservação; daí já podemos perceber que essa emoção não é essencialmente prejudicial. Como você, tive medos na infância; tenho alguns, ainda hoje. Os de hoje (como o teu, do fogão), por não terem tanta lógica, parecem mais difíceis de se superar... rs

    ResponderExcluir
  2. hahahahahah
    quando criança meus medos:
    1. O andar de cima da minha casa (sei lá vai que tinha algum espírito me esprando)
    2. O quarto da minha mãe
    3. Quando eu estava no Andar de Cima, tinha medo do andar debaixo.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. ain eu tenho medo de escuro ):
    USAUHSUHASUH
    bj :*

    ResponderExcluir
  4. eu ainda tenho medo de escuro D: rsrs
    Tbm tenho medo de perdas e por incrível que pareça, tenho medo da minha casa a noite, er. OSHDISODHISO :DD

    aaah, mas quem nunca teve medo? que atire a primeira pedra, rs.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era pequena eu tinha muito, mas muito medo do escuro, agora não mais.
    Antes eu criava coisas e tal. Hoje em dia, eu não gosto de ter nenhuma luz nem que mínima quando vou dormir *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu também tenho um super medo de tudo que você listou, acho que são regras básicas e todo mundo tem medo, ahhaha pra falar a verdade eu tenho medo de camelo, só de pensar me dar arrepios. haha Comentando sobre o fim do seu post sobre o fogão, eu também morro de medo ate hoje mais não nesse sentido, morro de medo de quando faço bolo e quando abro o forno, medo de como o bolo vai sair dali, hahaha
    adorei seu blog ;* estou seguindo.

    ResponderExcluir
  7. olá Olá o/
    Eu queria sbaer porque deletou seu post sobre homofobia...
    é um tema que deveria ser discutido e apresentado..

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Vi que você está participando da promoção "A esperança tem muitas faces" no blog da Juh e gostaria de te convidar para participar da mesma promoção "A esperança tem muitas faces" que está acontecendo no meu blog.
    Meu blog é Uma Janela Secreta, espero que goste!
    O link da promoção é:
    http://umajanelasecreta.blogspot.com/2010/02/promocao-esperanca-tem-muitas-faces.html


    Obrigada!
    Beijos! Cel =D

    ResponderExcluir
  9. Ahhh, eu não vi seu post por isso não posso opinar sobre ele...
    Eu sei bem como o caso de passar a imagem errada...
    de outras vezes quando fui defender o direito dos gays NÂO SEREM ACUSADOS, ou seja,onde alguem ser homossexual não tem importancia quase fui expulso da igreja e amigos ficaram achando que eu era gay...
    vá enteder...

    ResponderExcluir
  10. Rsrsrs, gostei do seu post. Nem te falo das coisas bestas que me metem medo. Eu tb não gosto de filmes de terror. Até os de suspense me fazem gritar e me esconder atrás de alguma coisa, huashaushausha.

    Tem selo pra você no meu blog!
    :)

    ResponderExcluir
  11. Já tive medo do escuro também, é claro! Vampiros não, mas morcegos, morro de medo!

    ResponderExcluir