segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Welcome to the Jungle

Ao entrar na escola, era fácil perceber a animação contida que rolava por ali. Ninguém estava satisfeito porque as férias haviam terminado, mas primeiro dia de aula é assim mesmo. Nos dirigimos ao salão, onde sempre vamos no início do ano letivo. Ao subir as escadas que levavam até lá, era fácil distinguir o comportamento de cada um. Aqueles sem mochila, jurando que no primeiro dia de aula não haveria nada importante. Os super animados, gesticulando enquanto conversavam com os amigos que não viam a certo tempo. Os convencidos, que se julgam melhores do que você e ocasionam muitas pessoas se chocando contra as outras no caminho (até parece que eles irão dar um passo ao lado para dar espaço a outra pessoa). E eu caminhava com minha amiga, me sentindo despreparada e, é claro, morrendo de sono. Bem vindos de volta a escola. O que passou por minha cabeça foi "Welcome to the jungle".

Todos reunidos, ninguém cala a boca, os novos professores são apresentados, os velhos professores também... Vocês sabem. Começa o discurso de sempre: "Hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas", "Estamos aqui para ajudar vocês à construir o seu futuro", "Onde você se imagina em 10 anos?", e tudo aquilo. Depois de uma eternidade de conversas, apresentações informais, matação de saudade e avisos dados, nos dirigimos a nossas salas.

Os alunos novos sozinhos, nos cantos da sala, tentando achar alguém compreensivo para sentar com eles. Você vê eles te olhando, te avaliando, pensando: "será que essa vai ser minha melhor amiga pro resto da minha vida?", ao mesmo tempo que sofrem 30 vezes mais avaliações. Os que pareceram suficientemente bem entrosados, são acolhidos, e os outros deixados de lado.

Professor entra, professor sai. Alguns se "contentam" em falar sobre sua vida, onde fez a faculdade, pós graduação, mestrado, se é casado, tem filhos... Alguns mantém sua pose rígida. Quase todos fazem piadinhas irônicas em algum momento. Alguns deles passam um dever de casa, só para mostrar que as férias, de fato, acabaram.

Recreio. Bar lotado, 15 minutos só para conseguir algo para comer. Todos reclamam da inflação que houve durante as férias naquele lugar, "Onde já se viu um cachorro quente por esse preço?". Hora de reclamar dos professores, das aulas, e de tudo que é possivel, só para não perder o hábito. Logo o recreio acabou sem você nem sequer perceber.

Após o recreio, a postura da turma mudou. Agora são poucos os alunos novos que continuam sozinhos (e tenho certeza que esses também farão amigos rapidamente). Olho ao meu redor para ver o que está diferente. Pois é, parece que nada está diferente. As piriguetes novas se juntaram com as piriguetes velhas, como já estava previsto nas estelas.

É, parece que tudo voltou ao normal.

4 comentários:

  1. Aí, era exatamente assim minhas volta às aulas. Inclusive a inflação dos lanches, ehhehe. E na faculdade pouca coisa mudou, não tem alunos novos e o recreio aumentou, mas né, merma coisa. Jungle \o

    ResponderExcluir
  2. DHAUSIHDIDHSIEHSIDSE amei o titulo, JUNGLE²
    TUDO VOLTOU AO NORMAL, exatamente como antes ://

    ResponderExcluir
  3. É tão ruim ser aluna nova, eles te julgam e te excluem sem ao menos te darem a chance de falar. Mas faz parte da vida e tenho que me acostumar. Beijo

    ResponderExcluir
  4. É a mais pura verdade...
    Já vi casos que não foi bem assim, a super metida virou povão e se juntou à galera, a povão virou metida achando que estava no topo do mundo. Mas a verdade é que escola é muito previsível. Gente estranha que logo vira normal, grupinhos e tal'z. É sempre assim.
    COmo eu costumo falar "Escola realmente é a selva, mas o 3º ano é o topo da cadeia alimentar".

    ResponderExcluir