quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Amor e Amor

" - Eu te amo.
- Ama mesmo, Rafael?
- Claro que amo!
- Mas nós nos conhecemos a uma semana!
- Escute... O tempo que passamos juntos, cada beijo, cada momento, foi muito especial para mim, Paloma.
- Uma semana, Rafael. É pouco tempo."


Essa história nunca aconteceu. Do mesmo modo que já aconteceu milhares de vezes.

Você ama sua família. Ama seus amigos. Ama seu namorado, ama seus colegas, ama seus vizinhos. Sua casa, seu cachorro, papagaio e tartaruga. Ama as pessoas que te rodeiam. Mas ama de formas completamente diferentes. Nem por isso deixa de ser amor. Hoje em dia, canso de ouvir pessoas reclamando: "Todo mundo diz 'eu te amo'. Eu te amo não é bom dia!". Eles estão certos. O "eu te amo" se popularizou. O "eu te amo" é jogado da boca para fora; ou não. O eu te amo pode ser verdadeiro, mas não da forma que você pensa.

Confuso? Ok, vamos retroceder um pouco. Pense... EU TE AMO. Pare. Reflita. O que vem a sua mente? Aposto que você pensou em um casal. Porque, quando pensamos em amor, pensamos nisso. Casais, namorados, marido e mulher. Desse jeito, acabamos menosprezando todos os outros pequenos círculos de amor, todas as outras formas de amor. Amor, aquele que o casal sente, parece demais para amigos. Mas não é do mesmo amor que estamos falando. Talvez aquele colega que diz "eu te amo" para você, realmente te ame. Talvez não. Mas talvez ele ame. Não da forma forte de um casal, mas de sua própria maneira.

Agora volte a pensar na história de Rafael e Paloma. Sabe qual o problema que ocorre ali? Paloma quer um momento especial. Quer que um dia, ao olhar para ela, ele perceba que a ama. Nesse momento, ele dirá "Eu te amo". Ela vai acreditar. Paloma não se importaria se tivesse de esperar meses até ter essa declaração. Porque o que ela quer, é verdadeiro. O problema é que Rafael desconhece esse amor. Ele a ama da forma que já amou muitas outras. E quando ele perceber, ou começar a amá-la da forma desejada, vai ser tarde demais. As palavras já não terão efeito algum sobre ela.

O amor de Rafael é válido, como qualquer amor é. Ele só não percebeu a diferença sutil, a linha tênue entre amor e amor. Ele ainda não notou que amor pode ser diferente.

Então. Rafaéis do mundo, venham aqui por um instante que tenho um pedido a lhes fazer. Parem um pouco e pensem sobre o seu amor. É suficiente.

8 comentários:

  1. gostei muito. espero que os rafaéis do mundo abram seus olhos! :)

    ResponderExcluir
  2. finalmente uma ppessoa com o mesmo ponto de vista que eu! amém! rs
    Boa sorte no bk ^^

    ResponderExcluir
  3. que lindo!

    tem selinho no meu blog pra você. Se interessar passa lá e pega. bj

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Julia! Alias, já tem uns posts que você vem mostrando umas opiniões um pouco destoando da maioria e que eu achei super bem colocado!
    Adoro vir aqui! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Realmente existem tipos de amor, nem todos são iguais, mas ainda sim são 'amor'! O problema é que, eu pelo menos, sou como a Paloma, queria um 'eu te amo' diferente, esse de acelerar as batidas do coração e trazer todas as borboletas do mudo ao estômago e só tenho encontrado Rafaeis, que me amam, ou não, como a todas as outras. Adorei o texto, boa sorte! Beijos, Mel

    ResponderExcluir
  6. Agora volte a pensar na história de Rafael e Paloma. Sabe qual o problema que ocorre ali? Paloma quer um momento especial. Quer que um dia, ao olhar para ela, ele perceba que a ama. "Nesse momento, ele dirá "Eu te amo". Ela vai acreditar. Paloma não se importaria se tivesse de esperar meses até ter essa declaração. Porque o que ela quer, é verdadeiro. O problema é que Rafael desconhece esse amor. Ele a ama da forma que já amou muitas outras. E quando ele perceber, ou começar a amá-la da forma desejada, vai ser tarde demais. As palavras já não terão efeito algum sobre ela." eu juro que quando li isso,me arrepiei. Nunca vi alguem colocar isso tão bem quanto você.direto ao ponto.Você conseguiu colocar em palavras o que eu penso. ADOREEI teu blog .
    bejoo ;*

    ResponderExcluir
  7. Mustas pessoas amam e desamam com muita felicidade. EU, de certa forma, entendo a Paloma. Já conheci muitas pessoas que por nunca terem encontrado O Amor de verdade, simplesmente falam que amam de forma volúvel e sem perceber que o amor pode crescer.

    Amei esse texto.

    ResponderExcluir
  8. Legal. Mas acho que um amor de verdade não precisa de muito tempo para ser considerado verdadeiro...

    ResponderExcluir