quarta-feira, 17 de março de 2010

Modinha.


Modinha. Difícil encontrar alguém que não sabe o que é. Difícil encontrar alguém que nunca teve sua banda preferida transformada em uma. Difícil encontrar alguém que nunca tenha gostado de uma.

A verdade é que 90% dos adolescentes odeia a simples menção da palavra "modinha" (mesmo que eles mesmos sigam todas as modinhas possíveis). Ninguém quer admitir que sua banda é moda, que sua série é moda, que seu livro é moda. E se não tem jeito, se você é fã de Twilight ou até Cine (?), sempre tem a frase: "Ah, mas eu gostava antes de virar modinha" (eu mesma perdi a conta do número de vezes que pronunciei essas exatas palavras).

A verdade é que modinha tem seu lado bom. Você provavelmente nunca teria conhecido aquelas bandas ótimas que atualmente adora. A "modinha" te apresenta coisas novas, das quais você vai gostar... ou não. Simples assim.

Dizem que o real real problema é: a modinha vem causando alienação aos adolescentes, que não conseguem criar (ou defender) sua própria opinião e gostam apenas porque o resto do mundo também gosta. Mas, sinceramente, não acredito que isso seja, de fato, um problema! Somos adolescentes, mini pessoas, projeto de pessoas. Ninguém precisa saber com certeza do que gosta, ninguém precisa ter uma opinião formada sobre tudo.

Acho que essa é uma fase em que as modinhas são mais do que necessárias. Talvez com elas, nós, os projetos de pessoas, encontremos um caminho mais fácil para a pergunta "quem sou eu". Conhecemos de tudo, de Cine à Twilight (esses dois de novo?). Talvez agora não seja necessário uma opinião formada sobre os dois, talvez gostar dos dois seja suficiente. Conhecendo os dois, formamos nossas opiniões. Depois de se perder, a gente se encontra.

E é assim que a fase 'projeto de pessoas' é deixada para trás.

6 comentários:

  1. Boa escolha do assunto, você escreveu tão bem sobre isso. rs Essas modinhas são um saco, realmente é horrivel quando todo mundo começa a gostar só porque todos os outros gostam. Acho que às vezes deveriam fazer a diferença e querendo ser todos iguais. Eu morro de ciúmes das minhas bandas, meus livros, series.. mas fazer o que, não posso ser a única fã. rs

    ResponderExcluir
  2. Gostei Júlia, apesar que eu segui sim algumas modinhas quando mais novo, e como você falou elas vêm para serem experimentadas, o que acontece é que muitos adolescentes perdem a identidade por causa disso, postarei na sexta sobre esse tema, então se quiser passar lá e deixar sua opinião...
    www.allanpenteado.blogspopt.com
    bjos e adorei seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ver o/
    Penso como tu tambem, mas a alienação/banalização é um problema real. E infelizmente não está sendo só uma fase(quem dera se o fosse), o problema é as pessoas estam crescendo sem formar um opinião, sem realmente defender algo. Quer um exemplo claro? Olha nossa politica ai mais que bagunçada...
    Mas ainda bem que existem pessoas que tem consciencia, e essas pessoas servem para despertar a consciencia de quem ainda não tem uam formada.
    Mas é isso mesmo. Crescendo e voluindo, nunca regredindo! ^^

    ResponderExcluir
  4. Hum, talvez seja uma fase necessária, não sei...

    Mesmo assim, gosto de pensar que, ainda sendo adolescente, tenho minhas próprias opiniões e que gosto do que gosto não porque outras pessoas gostam tb, mas pq são bons, de verdade.
    E haja coisa de que só eu gosto nesse mundo, viu?

    ResponderExcluir
  5. Tudo nessa vida é fase. Das pessoas que eu conheço, ninguém tem blog ou gosta de mpb que nem eu, preferem seguir as "modinhas", como por exemplo: se vestir que nem o povo da malhação ID, escutar cine e andar com o cabelo lambido, do que terem a própria opinião, tomara que seja mesmo uma fase. Beijo

    ResponderExcluir
  6. concordo plenamente com vc.
    não creio que uma pessoa só pq gosta de alguma "modinha" seja um alienado. Algumas pessoas sim...seguem uma moda pq são alienados, mas outras pq acham legal e pq muitas vezes, antes de virar moda, elas já achavam legal.
    gostei mto do texto!

    ResponderExcluir