terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Perspectiva

Passei as duas últimas semanas na praia. Em relação ao tempo, essas duas semanas não poderiam ter sido escolhidas de forma pior. Chuva incessante do primeiro ao último dia (que foi adiantado em 24h, pois ninguém aguentava mais o tempo). Esse tempo ocasionou um certo problema: a falta do que fazer. Ir a praia não era uma opção, nem ir ao centro, pois chovia demais até mesmo para isso. Ficar em casa se tornou a melhor ideia. Agora, casa alugada e pequena, com sofá desconfortável e em um numero proporcionalmente menor do que o número de habitantes da casa, só piorava a situação.

Decidi ler. Não foi uma decisão muito revolucionária, para ser bem sincera. Sempre vou munida de vários livros para a praia e leio todos antes de voltar. Mas acho que esses dias em que fiquei "incubada" em casa me trouxeram outra face da leitura que antes eu simplesmente não observava.

Li alguns livros realmente emocionantes. Deixavam a desejar um pouco na forma como eram escritos, apesar de seu autor ser bem conceituado. Mas ok, romances adolescentes deixaram de ser meus favoritos a alguns anos, e eu sabia que estaria me arriscando ao comprar um box com quatro livros do mesmo autor, especialmente sobre esse tema. Chorei lendo todos eles. Quem me conhece, sabe que eu sou a legítima torneirinha: choro excessivamente. Mas esses livros realmente me tocaram. Depois desses, li um romance policial muito bom, e finalmente me senti em casa novamente. E foi com esse livro que eu percebi qual a diferença que a leitura dá para minha vida.

Ao terminar de ler cada um deles, apliquei a mensagem deles ao momento que vivia, sem nem ao menos perceber. Isso me deu a oportunidade de observar meus problemas, ansiedades e todos os outros sentimentos de outra forma, pois não analisei-os da forma que costumo fazer. Não foi aplicando meus valores nem nada do tipo. Simplesmente apliquei algo que o livro em si passou para mim, e consegui uma nova perspectiva. Percebi estar errada em algumas situações e decidi ser mais flexível em outras.

Essa é a importância dos livros para mim. Sempre vai haver algo novo para observar.
Um livro novo sempre vai te dar uma nova perspectiva.

4 comentários:

  1. Sou como você, a cada livro, um rio de lágrimas. rs' Ler é o que há de melhor pra fazer, mesmo na praia. Tô te seguindo, gostei daqui. Me visite també :]


    http://railmamedeiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não só os livros, mas a leitura em greal tem ese poder de nos ditrair nos momentos em que mais precisamos. Que bom que você teve sossego bastante pra ler, deve ser ótimo misturar um abiente diferente com uma leitura emocionante.

    :)

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz a mesma coisa!! Passei dez dias na praia, e com aquele tempo, também só tive a opção da leitura, também chorei e aprendi muito!

    Carol:)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tem selinho pra vc lá no pulodepipoca! Adoro o seu blog. Bjo

    http://pulodepipoca.blogspot.com/2011/02/hello-pipocos.html

    ResponderExcluir