quinta-feira, 6 de maio de 2010

Games e afins



Cada vez mais podemos ver vídeo games se popularizando no mundo inteiro. Com o crescimento eminente desse mercado, podemos também observar a grande variedade de jogos que vem sido criados, em virtude de agradar a diferentes faixas etárias e gêneros. Porém, percebemos também que cada vez mais jogos violentos vem ganhando seu espaço em meio aos consumidores. A grande questão é: estariam os jogos violentos gerando violência?

As opiniões são diversas, e podemos observar os dois lados. Se por um lado somos induzidos a sermos violentos, por outro temos a capacidade do discernimento, do certo e do errado. "Acho besteira essa coisa de 'video-games fazem mal para você'. Eu gosto de jogos violentos, meus amigos também e nós nunca nos metemos em briga. O problema é que os casos de gente que saí dando tiro por aí por causa de jogos ganham sempre muito destaque, mas olha quanta gente sai dando tiro por aí, todos dia, sem razão alguma? É muito fácil culpar video-game." conta o estudante de história Antônio Melo, 19.

Nem todos pensam como Antônio. Talvez o problema seja a influência dos jogos violentos em diferentes faixas etárias. O jogo com certeza não é visto e interpretado da mesma forma por Antônio, de 19 anos, quanto por uma criança, que com certeza está muito mais sujeita a se deixar ser influenciada por jogos. “Acho que sim, mas em crianças maiores, a partir de uns seis anos. Até porque todo mundo quer ter sucesso, e no videogame o jogador tem sucesso com aquela agressividade, sem ser punido por toda a violência. Toda essa exposição à violência dificulta para a criança discernir o que é saudável do que não é, eles acabam perdendo a noção de até onde podem ir sem machucar o outro.” diz a psicóloga Susana Gladys.

Inúmeras pesquisas sobre esse tema já foram realizadas anteriormente, e com certeza muitas ainda virão a serem feitas. Enquanto houverem problemas, sejam eles quais forem, serão procurados bodes expiatórios. Quando falamos de violência, talvez os video games cumpram esse papel: com certeza nunca poderemos dizer que a culpa é inteiramente dos jogos, mas sempre haverão as pessoas influenciadas.

5 comentários:

  1. É, não dá para pegar um caso de pessoa com psicose e querer extrapolar para a curva normal de distribuição da população...
    Apesar do furo n'água daquela declaração do cara da Nintendo em 89:
    "Video-games não influenciam crianças. Quer dizer, se o Pac-man tivesse influenciando a nossa geração, estaríamos todos correndo em salas escuras, mastigando pílulas mágicas e escutando músicas eletrônicas repetitivas".

    Muito obrigada pela visita. Eu acompanho seu blog a um tempo já, acho seus posts excelentes.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Garota, li teu blog por uma indicação no Twitter. Não conhecia. E fui lendo lendo lendo, sem parar, cada post. Praticamente cada um deles tem uma lição. Pra gente de qualquer idade. Fiquei impressionada com teu talento... e com quanto tu consegue colocar em palavras muitas coisas que eu penso também, mas que nunca consegui colocar tão bem quanto tu. Pela simplicidade. Pela esperteza. Pela naturalidade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o comentário da influência dos games violentos em crianças, o problema maior é os pais deixarem as crianças jogarem jogos que estão classificados para maiores de 18 anos.

    Tratar jogos como "coisa de criança", é uma confusão entre meio e mensagem. Acontece bastante com quadrinhos, que são tachados como "produto infantil"; no entanto, existem os da Turma da Mônica e existem os eróticos...

    ResponderExcluir
  4. Oi flor! Tem selinho pra ti lá no meu blog http://www.eaisim.blogspot.com/
    beeeeijo :*

    ResponderExcluir
  5. Oi Julia! Venho lhe fazer um convite. Pode parecer meio pretensioso, mas é isso que tenho feito. Todos os dias eu convido algumas pessoas para lerem os meus textos. Eu escrevo é para quem lê mesmo. Bem, na verdade, primeiro eu escrevo pra mim, mas logo depois é para quem for ler. (sorrio). Assim cheguei até você e até todas as pessoas que estão fazendo do meu blog um organismo vivo e cheio de energia.

    Abraço do Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir