segunda-feira, 26 de abril de 2010

Music; nothing but music.


Quando foi que a música se tornou algo tão banal? Deixou de ser uma forma de protestar, de propor uma nova vida e novas opções para cada um de nós? Podemos ouvir grandes sucessos atuais: músicas que não dizem nada além do clichê, músicas que contam uma história de amor, ou pior, músicas que mandam você descer até o chão com o dedinho na boquinha.

Talvez o problema sejam os jovens. Mentes vazias que não conseguem pensar em nada além de si mesmos. É, talvez esse seja o motivo: seu próprio umbigo parece um lugar muito melhor para se olhar, comparado com o futuro de todos nós. Mas quer saber? Eu não me importo. Quantos dos antigos artistas fizeram musicas lindas e cheias de significado, porém com hipocrisia o suficiente para apenas falar? Não culpo os novos grupos de sucesso. Para mim é obvio que muitos deles falam com muito mais sinceridade do que outros já conseguiram falar. Falando sobre guerra ou amor, não importa. O que me importa é o ato por trás das palavras. A sinceridade.

Não quero que parem de visar progresso em nosso futuro, não quero que todos percam a esperança. O que eu realmente quero é que todos pensem antes de dar uma lição de moral. Pensem se não são os causadores do problema de que tanto falam. Alguns julgam as pessoas pelo que elas falam; palavras podem ser lindas, mas para realmente conhecermos alguém devemos prestar atenção no que elas fazem. Palavras não passam de palavras.

Acredito que todos nós estamos usando a música como desculpa. Todos nós reclamamos do funcionamento atual da sociedade sem fazer nada para mudá-lo. Não quero dar lição de moral à ninguém, mas sinceramente...

3 comentários:

  1. AEAEAEAEAE! O primeiro texto desta semana que chamou atenção pela sensatez. Estou até em dúvida se vou escrever para essa pauta, de tanta raiva que o assunto me dá pelo fato de que o mesmo pessoal que reclama da má qualidade da música está esperando que outros criem e digam por eles o que eles querem expressar. Fazem comparações sem se dar conta de que nossos desafios são diferentes, e de que está cheio de gente sim falando na música sobre eles (só não podem esperar encontrar esses artistas em programas de auditório).
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, ou alguém acha que 'rebolation tion' toca os corações das pessoas?

    ResponderExcluir
  3. No fundo, pra mim uma musica é só uma musica. No máximo ela reflete as pessoas no momento. Acho que o 'mundo' todo tá vivendo uma tendencia de comodismo/desilusão.
    Tipo Ideologia do Cazuza!

    ResponderExcluir